O senhor de olhos azuis como o mar de Zanzibar
Close

O senhor de olhos azuis como o mar de Zanzibar

Conhecemos esse simpático senhor na nossa visita ao vilarejo de moradores na praia de Matemwe, ao nordeste da ilha de Zanzibar.

Estávamos brincando com as crianças da vila, tirando foto enquanto elas davam risada ao ver sua imagem na tela da câmera, quando esse senhor se aproximou e abriu um grande sorriso ao ver a empolgação das crianças.

O Mau foi cumprimentá-lo e ele, todo simpático, também pousou para tirar uma foto. Depois convidou o Mau para conhecer sua casa e suas esposas. Ele tinha duas esposas e duas casas uma na frente da outra. Eram casas simples, uma feita de palha e outra de concreto. Uma para cada esposa. 

Ele não falava inglês, mas era bastante falante e estava orgulhoso de nos levar para conhecer sua família. Falava swahili (língua local) como se a gente também entendesse tudo que ele dizia. E a gente entendia, ou melhor, interpretava da nossa maneira.  Uma das esposas estava preparando legumes na porta de casa, olhava para gente e dava risada; devia estar pensando “o que meu marido está fazendo com esses turistas?!”. E a outra esposa sentou na porta de sua casa, sorriu para nós e ficou observando para onde íamos.

Nosso amigo simpático tem olhos azuis da cor do mar que o acompanha a vida inteira. Todos os dias ele caminha pela praia colhendo algas para vender e garantir o sustento de sua família. Um tipo de alga utilizado tanto para alimentação quanto para fabricação de cosméticos. Anos e anos neste trabalho fizeram com que suas costas se curvassem, e hoje sua corcunda carrega o peso deste ofício.

Ele é o senhor mais velho da vila e também o mais sorridente. Mesmo com a vida dura que teve, e a carência em que vive, ele faz questão de caminhar pela praia e interagir com as pessoas que cruza pelo caminho. Todos os hotéis da região o conhecem e o ajudam oferecendo biscoitos e alimentos em geral. 

Seu nome, não conseguimos compreender. Sua língua, não falamos. Sua história, conhecemos só um pouquinho. Mas seu sorriso, mesmo carregando as marcas de uma vida sofrida e batalhadora, ficará para sempre em nossa memória.

 

Acompanhe nossa aventura também pelo:

Facebook:
https://www.facebook.com/historiaspmundo

Instagram:
Historiaspelomundo

 

Loading...
Loading...