Mar de lixo ou Carnaval de Notting Hill
Close
In Europa

Mar de lixo ou Carnaval de Notting Hill

Chegamos em Londres no meio de um feriado em que estava ocorrendo o Carnaval de Notting Hill, a maior festa de rua da Europa. Muita gente andando pelas ruas de roupas coloridas e principalmente carregando cerveja e cigarros diversos. O evento reúne mais de 1 milhão de pessoas durante todo o final de semana. Resolvemos então ir conferir a tal festa.

A festa de Carnaval de origens caribenhas acontece anualmente por todo o bairro de Notting Hill. Suas ruas ficam repletas de gente, sendo difícil até de se locomover. Em cada rua você encontra algum tipo de música, uma banda, um DJ ou até um trio elétrico passando. Mesmo fantasias e carros alegóricos (com muito menos glamour que os do Brasil) é possível encontrar. Algumas pessoas vão fantasiadas, outras somente com adereços coloridos ou com uma maquiagem exótica. E o que o pessoal faz numa festa de rua? Bebem e fumam muito (o que é muito comum na Europa). Além disso, o cheiro de haxixe predominava nas ruas por onde passávamos.

As pessoas costumam levar suas sacolas de cerveja, nem se importando por não estarem geladas. Há também bares improvisados por todo o local. Alguns transformam suas casas em pequenos botecos, servindo coquetéis diferentes ou até mesmo limonada (com vodka). E se a fome apertar, tem várias barraquinhas servindo de tudo um pouco. E não pense que são só sanduiches e salgados rápidos. Eles servem refeições completas, arroz com frango e milho (receita Jamaicana), macarrão etc.

O resultado disso tudo foi algo que nunca vi igual. Me senti andando numa piscina de lixo. A quantidade de lixo nas ruas era impressionante. E as pessoas pareciam nem se importar, saiam andando e tomando sua cerveja ou comendo seu frango, e jogando em qualquer lugar os restos de suas comidas, seus pratos e seus copos, latas e garrafas.

As pilhas de lixo se acumulavam em postes, árvores, calçadas; até o telefone público virou depósito de lixo. Fiquei impressionada como ninguém ligava para aquela sujeira absurda; andavam chutando ou passando por cima. Talvez porque a maioria das pessoas já estivessem bêbadas. Mas falta respeito com o próximo; é muito egoísmo. As pessoas querem se ver livres dos seus problemas e não se importam com as consequências de suas ações. Num evento com milhares de pessoas, onde a maioria são jovens, parece que a educação e a etiqueta foram deixadas de lado e substituídas por uma atitude de ogros na floresta de pedra. E o governo não ajuda muito, pois sabendo de uma festa como esta deveria disponibilizar um maior número de lixeiras públicos.

Agora imaginem o que acontece depois de tanta bebida e a necessidade de ir no banheiro com tanta gente junta. As filas dos banheiros públicos eram gigantes. Ainda que o pessoal esperava na fila, sem grandes confusões. Haviam moradores das casas da região que, para ganhar um dinheirinho, alugavam seus banheiros, cobrando uma taxa por pessoa. Outros, mais apressadinhos, simplesmente faziam suas necessidades em cantinhos das ruas.

Muitos bares do bairro fechavam suas portas e colocavam tábuas nas suas fachadas para proteger seus estabelecimentos de toda essa bagunça.

O policiamento era intenso; policiais em todas as ruas. Mas mesmo estando em Londres, não significa que estará sempre seguro. Andando no meio da multidão, vimos alguns policiais correndo até conseguirem prender uma ladra. Uma mulher, provavelmente do leste europeu (parecida com uma cigana) que aparentava uns 40 anos, foi pega por eles, e quando eles abriram a bolsa, começaram a tirar celulares e carteiras que ela já havia roubado.

O Carnaval de Notting Hill existe desde 1966, sendo um dos maiores festivais de rua do mundo. Com certeza ele já foi um grande festival. Mas porque transformar uma festa popular tão tradicional em algo tão desorganizado e insustentável? Talvez seja um grito inconsciente de liberdade dos jovens num momento de festa sem restrições. Mas com tudo que vem acontecendo com nosso Planeta, são estes mesmos jovens que precisam mudar e agir de forma diferente. Não são exemplos como estes que queremos ver no futuro.

Acompanhe nossa aventura também pelo:

Facebook: 
https://www.facebook.com/historiaspmundo

Instagram: 
historiaspelomundo

Loading...
Loading...