Uma noite no Deserto do Saarah
Close
In África

Uma noite no Deserto do Saarah

Fizemos um tour com um grupo de 20 pessoas para passar uma noite no deserto do Saarah.

Na verdade próximo ao deserto, há alguns quilômetros da cidade de Zagora. Porque no meio do Saarah mesmo seria mais longe e difícil de chegar.

Foi um dia inteiro de viagem de Marrakech até Zagora; lá pegamos os camelos e andamos durante mais de uma hora para chegar no acampamento no meio do deserto. A viagem é cansativa, mas a paisagem vale a pena. A estrada de curvas extremamente sinuosas dá medo, mas tem vistas incríveis para as montanhas de clima seco e árido. São locações perfeitas para os filmes de Hollywood. E não é que estavam gravando mesmo! Vimos vários caminhões com aparatos de filmagem pela estrada; paramos para perguntar e estavam gravando Missão Impossível 5. Pena que não achamos o Tom Cruise!

Visitamos a cidade de Ksar Ait Benhaddou, também bastante conhecida por Hollywood. Lá foram gravados 33 grandes filmes como Indiana Jones, o Gladiador, Lawrence da Árabia, entre outros. É uma cidade pequena e podre, considerada patrimonio cultural pela Unesco. Os filmes trazem uma boa renda para a cidade, mas isso somente em ocasiões pontuais. Segundo o guia local, na maioria dos filmes são contratados os moradores da região para atuarem como figurantes. Quando entramos no vilarejo local, percebi que a maioria das lojinhas vendiam peças de roupas, bijuterias ou materiais que pareciam ser destes filmes. Não é muito fácil encontrar essa cidade, mas ainda sim tinha bastante turista no local.

Depois seguimos viagem parando por alguns pontos para admirar a paisagem e tirar fotos. Chegamos em Zagora por volta das 18h00, e a orientação era comprar água e lenços para proteger do sol e da areia no caminho do deserto.

E então subimos no camelo e seguimos para o acampamento, em uma jornada acompanhando o pôr do sol. Ao chegar nas tendas, já estava escuro e fomos recebidos com o famoso chá marroquino, sendo que cada um podia escolher seu colchão para relaxar. O problema é que aquilo que a gente mais queria não tinha: uma bela ducha!. Ok, o céu estrelado e a lua surgindo no largo horizonte do deserto deu para compensar.

A noite foi animada; depois do jantar bem tradicional com sopa de açafrão e tajine de frango, teve música cantada e tocada pelos beduínos. Algumas pessoas se empolgaram e até foram dançar, mas a gente estava mais entretido com a televisão do deserto: o céu de estrelas cadentes.

No dia seguinte, 5h30 já estava começando a ficar claro. A temperatura era agradável, mas o grande sol já se preparava para surgir. Tomamos café da manhã acompanhados com o sol que despontava no horizonte, e já era hora de partir, caso contrário ficaria muito quente e a jornada de camelo poderia ser muito desagradável.

Apesar de muita areia e ar extremamente seco, a noite no deserto foi uma experiência incrível. Após os camelos, pegamos o mini ônibus que nos aguardava e pé na estrada para mais um dia inteiro de viagem para retornar para Marrakech.

Acompanhe nossa aventura também pelo:

Facebook: 
https://www.facebook.com/historiaspmundo

Instagram: 
historiaspelomundo

Loading...
Loading...