Zanzibar, um pequeno paraíso africano

O arquipélago de Zanzibar é considerado uma parte semiautônoma da Tanzânia e situada no oceano Índico. O arquipélago é formado por diversas ilhas pequenas e duas grandes: Pemba e Unguja, ilha principal conhecida como Zanzibar, onde situa-se a capital chamada de Zanzibar City.  O nome da ilha é um bom exemplo da influência árabe na costa da África oriental: os árabes chamavam Unguja de “Zanj-Bar”, que significa “costa dos Zanj” ou negros. Como este era um porto muito procurado pelo comércio, principalmente de escravos, o lugar passou a ser conhecido na região por este nome que mantém até hoje.

Antes de seguirmos para as praias mais afastadas da ilha, passamos 2 dias em Stone Town, o centro histórico da cidade. É um lugar peculiar, que mistura em sua arquitetura influências árabes, hindus, africanas e europeias. Esta região da cidade guarda as memórias de quando ainda havia compra e venda de escravos. Foi toda construída com pedras. Tem ruazinhas pequenas e estreitas, com diversas lojas de artesanatos locais e vendedores que adoram negociar. Faz parte da experiência se perder pelas suas vielas, conversar com os locais e conhecer as mesquitas, igrejas e mercados da região.

A religião predominante é mulçumana, apesar de também existirem cristãos e alguns hindus. Mesmo com o calor escaldante, é recomendado respeitar a cultura; as mulheres devem usar saias abaixo do joelho ou calças. Já nas praias, há muitos hotéis em regiões afastadas e a flexibilidade é maior.

Fizemos um passeio bastante popular chamado de Spice Tour, uma visita a plantação de especiarias locais. É possível observar as plantações e forma de cultivo da canela, capim santo, cúrcuma, vanila, cravo, café, noz moscada, entre outras diversas especiarias. No final eles oferecem degustação de frutas locais, e quem quiser pode comprar as especiarias em um pequeno mercado.

Depois, seguimos para o norte da ilha, na praia de Nungwi. É uma região com vários hotéis e centros de mergulho. O mar é bastante tranquilo, ideal para nadar. Não venta muito e a vista do pôr do sol é extraordinária. Há opções de passeios de barco para acompanhar o pôr do sol ainda mais de perto.

Para mergulho ou snorkeling, o melhor lugar é a ilha de Mnemba, uma área de marina protegida que abriga mais de 300 espécies de peixes, golfinhos e tartarugas marinhas. Alugamos um barco para fazer snorkeling perto da ilha e apesar de vermos muitos corais mortos por causa da pesca intensiva, a água transparente no mar turquesa repleto de peixes coloridos valeu a tarde.

Fomos descansar uma semana na praia de Matemwe, na região nordeste da ilha. É uma praia incrível, grande e espaçosa. Há mais vento, o que é bom para aliviar o calor intenso. Ficamos em um hotel boutique muito gostoso chamado Zanzibar House, próximo à um vilarejo. Como a praia era grande, as vezes dava a sensação de que estávamos numa ilha deserta.

Fomos caminhar e conhecer a vila de moradores da região. Logo que chegamos, as crianças já se aproximaram eufóricas para ver o que estava acontecendo. Não são muitos turistas que vão andar na vila de moradores. Nossas máquinas fotográficas despertaram muita curiosidade. Em um primeiro momento, elas tinham “medo” e não queriam tirar foto, mas ficavam encantadas de olhar pelo visor da câmera e descobrir que ali tinha uma imagem que elas reconheciam.

Depois de alguns minutos em que algumas crianças mais curiosas resolveram aparecer nas fotos, todas elas queriam tirar foto para depois ver como apareciam na tela. Faziam caretas, pousavam, mostravam a língua e deitavam no chão. Ficou difícil de administrar a empolgação de tanta criança para ver a sua foto na tela da câmera. Algo tão simples e óbvio para nós e tão diferente e inusitado para eles.  Ficamos ali, eu, o Mau e um casal que estava conosco, tirando foto da criançada e ganhando sorrisos e risadas quando eles olhavam seus retratos. Foi uma tarde bastante divertida.

Nos outros dias em que fomos caminhar na praia sempre aparecia um local para conversar conosco e, diferente da cidade em que todos pedem dinheiro, eles nos pediam uma bola de futebol. Foi mais de uma vez que um morador veio conversar conosco para pedir uma bola de futebol. Todas as tardes, por volta das 17h00, era hora do futebol na praia com a molecada. Eles adoram.  Infelizmente, não estava muito fácil para a gente arrumar uma bola de futebol para eles, mas quem vier para Zanzibar e quiser trazer, vai ser muito bem recebido!

Referências:

Acompanhe nossa aventura também pelo: