Bangkok: verdades e mentiras

Tirando os templos sensacionais e os passeios para lugares incríveis, a Tailândia também surpreende no quesito “levar vantagem do estrangeiro”. Nós já passamos por vários países da Ásia e foi preciso sempre estar atento para pequenos golpes, mas em Bangkok, foi muito comum alguém querer enganar para te fazer mudar seus planos. Em geral, são pequenas mentiras para te fazer desistir de seu destino e ir para outro lugar.

No dia em que chegamos na cidade, veio um homem todo simpático conversar com a gente na rua. Ele falava que a rua em que queríamos ir estava fechada e era melhor ir para outro lugar. Estas pessoas te abordam de forma muito simpática e parecem não querer nada em troca, pois “só estão oferecendo informações para te ajudar”. Parece algo tão corriqueiro que a gente nem se dá conta que se trata de um golpe. Mas, na verdade, eles ganham comissão de lojas ou de agências de turismo.

O objetivo deles é fazer você ir em determinado local para comprar um passeio específico ou ir em uma loja ou um shopping, onde eles recebem as comissões. Só que para te convencer, vale tudo, todas as desculpas possíveis e imaginárias. É comum escutar que os templos estão fechados ou que está ocorrendo uma cerimônia em determinado local, ou que tal loja está fechada, ou que “só hoje” tem um mercado super especial. Escutei até que teria fogos de artifício perto de um templo. Tudo mentira!

Outro dia, estávamos caminhando na rua quando uma mulher se aproximou sorrindo e disse “bom dia”. Ela continuou caminhando e descobrimos que estávamos indo para mesma direção. Perguntou se queríamos ajuda para chegar em algum lugar porque estávamos com um mapa na mão. Ela indicou o caminho e disse: “se quiserem passear por Bangkok, só hoje dia 16, tem um barco que faz um trajeto passando pelos principais Templos e o ticket é a metade do preço do que pagaria se fosse em todos eles separados, mas o barco sai daqui 30 minutos, vocês têm que correr”. Parecia uma ótima dica e ficamos até empolgados.

Ela continuou oferecendo ajuda, indicou no mapa onde era o lugar e falou: “pega um tuk tuk que vocês chegam a tempo. Não é longe daqui.” Ela foi na rua, parou um tuk tuk que estava passando e negociou o preço com ele, depois falou para gente: “Olha, como é perto, o motorista faz por 10 baths.” Dez baths é equivalente a R$1,00! Na empolgação, entramos no tuk tuk e fomos até o tal lugar, mas no caminho a gente foi se dando conta de que tudo aquilo era muito estranho e quando chegamos no tal lugar, que por sinal parecia ser bastante esquisito, descemos do tuk tuk e saímos andando para outro lado. Ficamos perdidos por alguns minutos para localizar onde estávamos, mas depois encontramos um dos Templos que estava em nosso mapa e foi um alívio. Depois disso, passamos a não acreditar em mais ninguém, mas confesso que é muito ruim visitar uma cidade assim.

São várias as agências de turismo que fecham passeios para todos os lugares da Tailândia e até para os países vizinhos como Camboja e Laos. Mas os preços variam mais que bolsa de valores. Em uma mesma agência, chegamos a ver preços diferentes de dia e de noite. Alguns lugares chegam a cobrar duas ou três vezes mais do que outros. E, no final, a qualidade do passeio é a mesma para todos, porque a maioria dessas agências não têm guias e transportes exclusivos, pois subcontratam em conjunto com outras agências. A dica é ir em várias agências, ficar atento nos roteiros, negociar e comparar os preços.

É, o Brasil não é o único país que as pessoas gostam de “dar um jeitinho” para levar vantagem para tudo. Quanto mais turístico o lugar, pior é.

Mas para não te desmotivar a conhecer a Tailândia, que por sinal é um lugar lindíssimo, é preciso falar também algumas verdades. Os Templos daqui são incríveis. É de deixar cair o queixo para cada detalhe de suas arquiteturas. Antes de visitar as praias e ilhas paradisíacas do país, perto de Bangkok e ao norte do país, tem lugares muito legais para visitar. A Tailândia esconde segredos mais surpreendentes do que seu mar azul de águas transparentes.

A cidade de Ayutthaya fica acerca de 1h30 de Bangkok e foi fundada em 1350, sendo a capital do Reino de Sião por cerca de 400 anos. A Tailândia teve em seu período histórico 4 capitais e Ayutthaya foi a segunda delas. Era uma região de muito comércio e a cidade impressionava estrangeiros desde aquela época.

São mais de 400 templos erguidos na região, que hoje é tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco. A maioria dos templos, pagodas e estupas de Bangkok foram inspiradas nas construções de Ayutthaya. Diferente do colorido e do brilho dos templos de Bangkok, em Ayutthaya, o destaque está na história de cada lugar e nas marcas deixadas pelas guerras e disputas do passado, isto sem perder o lado espiritual fortíssimo e tão preservado.

Geralmente, quando viajamos, é comum encontrar mercados com produtos locais, souvenires e artesanatos nas cidades que visitamos. Na Tailândia e alguns outros países da Ásia, além dos tradicionais mercados de rua, você encontra também os tradicionais mercados flutuantes. Neste tipo de mercado, você precisa de um barquinho para fazer suas compras. É divertido passear pelos canais e até enfrentar o “trânsito” dos barcos. Eles vendem de tudo, e se der fome, não precisa nem sair do barco, pois é possível comprar frutas variadas e petiscos facilmente.

Antigamente, as comunidades eram formadas nas regiões ribeirinhas e os barcos eram a melhor forma de transporte, e assim os mercados foram surgindo e se tornando algo essencial para o comércio da época. O mercado flutuante de Damnoen Saduak é o mais conhecido e fica acerca de 1 hora de Bangkok. Só não dá para esperar muita originalidade, porque estes locais já se tornaram bastante turísticos, mas, mesmo assim, valem a pena.

Em Bangkok, fomos ao Wat Pho, conhecido como Templo do Buddha Reclinado, por ter uma estátua gigante do Buddha deitado. Aliais, não faltam imagens e estátuas do Buddha neste lugar. São mais de 1.000 em todo o complexo. Wat Pho é considerado o berço da massagem tailandesa tradicional, sendo que antes mesmo da construção do Templo, o local era um centro educacional da medicina tailandesa.

E, falando em massagem, é impossível vir para Tailândia sem fazer uma de suas tradicionais massagens, seja em cidades grandes como Bangkok ou nas praias. A massagem tradicional de 1 hora custa em torno de R$ 30,00. Também, é possível fazer massagens somente nos pés, ou nas costas e ombros, cabeça, enfim, tem diversas opções. Fizemos massagens de 30 minutos pagando apenas R$12,00.

Em Bangkok, é imperdível visitar a Cidade Imperial, um lugar suntuoso que impressiona por cada detalhe, no entanto, foi o ingresso mais caro que pagamos (R$50,00 a entrada). O Grande Palácio serviu como residência oficial do rei da Tailândia desde o século XVIII até o século XX. Até hoje, é um local para realização de cerimônias oficiais. Dentro do complexo fica também o Wat Phra Kaeo, um conjunto de templos do século XVIII, que foi construído para marcar a fundação de Bangkok, como a nova capital da Tailândia, até então chamada de Sião.

Para quem tem bastante tempo na cidade, há outros templos super bonitos para conhecer, tais como Wat Arun, Wat Trimitr, Wat Sukhothai Traimit, entre outros.  Fazer um passeio à noite para ver os templos iluminados também é uma boa ideia.

Enfim, tomando cuidado com as mentiras que levam aos pequenos golpes, Bangkok é surpreendente e um ótimo destino.

Acompanhe nossa aventura também pelo: